sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O que levar na mala da maternidade

Achei essa matéria muito interessante e quero dividir na íntegra com vocês, principalmente, porque consegui marcar uma consulta para o fim de dezembro com uma especialista em fertilidade disputadíssima aqui em São Luís, e só consegui porque a assistente dela foi com a minha cara, porque já não tinha mais vaga, só pra fevereiro do ano que vem, que bom né, e também hoje voltei ao médico que me acompanha em relação a hérnia e adivinhem só, a pessoa aqui não tem só hérnia de disco, tem também tendinite no quadril, ohhhh.
Perguntei a ele sobre os riscos de uma gravidez no meu caso, que estou com problemas na coluna e no quadril, ele disse que é totalmente recomendável e que vai ser ótimo pra mim, porque vou ficar tão focada na gravidez que vou esquecer de todo o resto.
Pois bem, vamos à matéria, ah dedico esse post a minha querida Marjorie do http://marjoriekalichewski.blogspot.com.br/ que vive essa expectativa junto comigo, amiga já pensou que engravidarmos no mesmo mês? Haaa seria ótimo hein!


Mais Importantes que lembrancinhas e enfeites de porta: Conheça os artigos que não podem ficar em Casa na hora do nascimento

É comum assistirmos em filme à famosa cena: a mulher entra em trabalho de parto e, desesperado, o pai corre para pegar a mala e não sai de casa enquanto não a encontra. A mala da maternidade é uma coadjuvante especial do nascimento, pois nela estão guardados objetos essenciais para receber o bebê com conforto e auxiliar a mãe a se preparar para sua nova função. Pode ser que a mamãe fique deslumbrada com o enxoval tão lindinho que encomendou para o filho, mas vale lembrar que antes de roupas e enfeites encantadores, ela precisa montar a valise com peças adequadas à estação do ano e ao provável tamanho do recém-nascido, além de não se esquecer das próprias necessidades. A técnica em enfermagem Damaris Maciel Borges, proprietária da empresa Baby Cuidados, recomenda arrumar a mala partir do 7º mês e depois guardá-la em um local de fácil acesso ao pai, como o próprio carro.
Listamos, a seguir, oito itens que precisam constar na mala da maternidade:
Para a mamãe
- 2 sutiãs de amamentação
As enfermeiras do Proama (Programa de aleitamento materno), de Curitiba, afirmam que o leite materno é o alimento mais perfeito para o bebê. Para o momento da amamentação ser bem sucedido, contudo, elas alertam que é necessário que a mamãe use um sutiã adequado, de alças largas, com boa sustentação, sem bojos ou arames. Algumas peças possuem abertura central, o que facilita bastante para o nenê e evita constrangimentos da mãe.
-Cinta pós-parto
Obstetras recomendam que a mulher passe a usar cinta pós-parto em até 24 horas depois do nascimento do bebê. A cinta ajudará os músculos da barriga a voltarem ao normal, combaterá a flacidez e modelará a cintura. São muitos benefícios para esquecê-la em casa.
-Absorventes
Após o parto, seja ele cesáreo ou normal, a mulher sofrerá um sangramento vaginal, responsável por expulsar material uterino. Para algumas, será mais intenso, enquanto para outras se assemelhará à menstruação. Damaris explica que absorventes pós-cirúrgicos são dispensáveis se a mãe fez cesariana, sendo que absorventes noturnos dão conta do fluxo. Em todo caso, é importante a parturiente estar prevenida e levar na mala esses protetores.
- Roupa para o dia da alta
Nada de se animar e pensar que finalmente poderá voltar a usar seus antigos tops e calças jeans. Calma! Tudo a seu tempo. Por enquanto, você estará inchada, com o corpo a serviço da fome do bebê. Por isso, a roupa precisa ser confortável, prática e adequada a seu peso. Uma boa dica, retirada do livro O que esperar quando você está esperando (MURKOFF, EISENBERG e HATHAWAY), é a mamãe levar um vestido que usava com 5 ou 6 seis meses de gravidez.
Para o bebê:
- Pacote de fraldas descartáveis
Embora os hospitais disponibilizem alguns artigos de higiene, as fraldas devem ficar por conta dos pais. Esteja atenta às medidas do seu bebê nas últimas ultrassonografias, pois elas te darão uma ideia do peso com que ele nascerá. Muitos bebês que nascem a termo sequer usam fraldas RN (recém-nascido), e já pulam para o tamanho P. Nos primeiros dias, os pequenos sujam muitas fraldas e não se pode esperar muito para trocá-los, por isso, é bom rechear a mala com esse item.
- 6 toalhas de boca
Assim que nascem, o sistema digestório dos nenês ainda é muito delicado, por isso é normal após a mamada uma pequena regurgitada. Para evitar acidentes, mães, pais e até visitas devem ter sempre à mão (e em cima dos ombros) paninhos de boca, perfeitos para limpezas rápidas.
- 5 trocas de roupas
Para Damaris, o bebê precisa de 5 conjuntos com meias, luvinhas, pagão (camiseta e calça de malha, usados por baixo da roupa) e tip- top. Não se esqueça de verificar a previsão climática, pois bebês são mais sensíveis ao frio, mas também sofrem com o calor. É importante, antes de vestir o pequeno, lavar as peças à mão e com um sabão neutro e certificar-se que o tecido não irá pinicá-lo nem incomodá-lo. Para Zilda Dias de Paula, da loja Armazém do Bebê, os conjuntos de pagão estão sendo substituídos pelo body, por isso, se a mãe preferir, pode levá-los também.
-Sapatinhos vermelhos
Tradição, lenda ou superstição, os sapatos vermelhos para a saída do hospital, sinalizam que o bebê terá saúde, alegrias e prosperidade. Zilda conta que o artigo é um dos campeões de venda na loja em que trabalha. "É bom presentear o bebê com sapatos vermelhos para garantir uma vida repleta de energias positivas", explica. Se funciona ou não, não custa tentar, não é?

Um comentário:

  1. Amigaaa adorei o post!!! Essa noite sonhei com a minha Melanie, e que tinha esquecido a bolsa da maternidade com as coisas dela em casa rsrs!
    Tendinite é horrível, tenho nos dois bracos e nas duas pernas pra cabá!
    Acho que um bebe vai mesmo nos distrair tanto que não vamos ter tempo nem de lembrar das dores!!!
    Então amiga eu já estou a perigo só esperando o positivo, vai ser o máximo se engravidarmos no mesmo mês ou próximo pra compartilhar as fases rsrs! beijosssss Deixei um selinho pra vc no meu blog!

    ResponderExcluir